Tem modo mágico? Não, MAS TEM COMO PREVENIR! ⚡
Então, confere: ⤵️
✔️ Controle de ponto: Cartão ponto anotado corretamente é um grande aliado para evitar o passivo trabalhista. A empresa, com controle correto, não terá mais dúvida sobre contagem de horas extras. 🔈 Caso você tenha um sistema de compensação de horas, este deve estar sempre atualizado, bem como disponível para consulta do empregado (sistema online ou ciência assinada).
✔️Controle de documentos: Todos os documentos devem estar atualizados, como contrato de trabalho experiência/indeterminado, cartão ponto, folha salarial, regime de banco de horas com controle, etc. Algo muito importante aqui, o registro de empregado deve estar sempre atualizado, constando a evolução salarial, função, etc. precavendo a possibilidade de uma possível equiparação salarial entre empregados.
✔️ Previna o assédio: Cuidado com o feedback ofensivo e/ou a desqualificação de um empregado. Treine a sua equipe/líder para saber lidar e gerir pessoas. Treine o supervisor e/ou gerente de chão de fábrica. Treine VOCÊ.
Além disso, a empresa pode realizar campanhas de conscientização (internas e externas) para ajudar a identificar os sinais dessa prática e as melhores maneiras de lidar com ela.
✔️ Monitore os riscos no ambiente de trabalho: Sabe aquela máquina que você sabe que está sem proteção dentro da sua empresa? Sabe aquela NR (Norma Regulamentadora) que o empregado que trabalha em altura deve ter, mas não tem? Sabe o EPI que o empregado não troca há 5 meses? Então! Você está esperando o que para cuidar do ambiente de trabalho?
✔️ Consultoria jurídica: Sim, é fundamental que tenha acompanhamento jurídico. Caso você não possua condições financeiras de demandar mensalmente, você pode contratar por demanda isolada. 🔈 Ex: contratação, rescisão, organização documental-jurídica, elaboração de plano de carreira ou uma consultoria preventiva de alguma alteração na empresa.
E aí, acredita que isso pode ajudar a evitar o passivo trabalhista? Comenta aqui! ⬇️
Lembre-se, caso você fique com dúvidas ou não consegue analisar o quadro de riscos, estamos disponíveis para sanar eventuais dúvidas e esclarecer os fatos.
Comments